PORTFOLIO

Jardim perto da Ericeira
Uma nova vida para um pequeno espaço perto da Ericeira
 Porta com espelho para "aumentar" o espaço
 Vasos e topiária
 Zona de refeições e churrasco



 Plantações na envolvente do jacuzzi

 Aromáticas
 Trepadeiras coloridas





 Pormenor do toldo de correr
 Banco de pedra reciclado


 Tanque e floreiras a partir de salgadeiras de pedra recicladas

Projeto: Teresa Chambel com a colaboração do Arq.  Luis Filipe-Santos 



Jardim no Restelo - Lisboa
Este projeto foi construido pela Jarpis ( Diogo Guedes Vaz)
Patamares

Patamar das crianças
Casinha de brincar
Casinha e escorrega
Baloiço
Floreira de aço cortene

Escada em sulipa e betão
Escada em sulipa plantada com margacinha

Guarda de bambu



Horta

Piscina

Plantações



Bonsai
Pergula do estacionamento

Jardim no Morelinho - Sintra

Este projeto foi construído pela Jarpis (Diogo Guedes Vaz)








Estas fotografias foram tiradas pelo Luís Filipe-Santos (meu marido) em Fevereiro  2012, dez anos depois da construção do jardim, é fantástico ver o crescimento da vegetação toda ela bem adaptada ao local.O talude está totalmente coberto de teucrium, alecrim, urzes, madressilvas, folhados, etc. Os muros de pedra e as escadas  parece que estiveram sempre ali..



Casas d'Aviz
Condomínio no Estoril
Este projeto foi feito em parceria com as Arq Paisagistas Ana Luísa Soares e Sílvia Figueira  e foi construído pela empresa RT


Relvado e vista geral



Pormenor do pavimento no relvado


Pormenor da piscina
Um dos jardins privados

Solário


Jardim do Palácio da Quinta Patiño

Este projeto foi feito em parceria com a Ana Luísa Soares (ISA) e foi construído pela Jarpis (Diogo Guedes Vaz)

Pormenor do jardim na sombra com hortenses e cliveas  




Entrada da gruta com a Strelizia nicolai e Cyca revoluta

Relvado e sebe de hibiscos

Moradia no Estoril

Este projeto foi construído  pela Jarpis (Diogo Guedes Vaz)

Vista para a piscina


Patamares da entrada




Pergula
Piscina

Jardim Público - Quinta do Conde 
Projeto feito em parceria com  Manuela Tavares da Silva

Pormenor da vedação do parque

Relvado e anfiteatro





16 comentários:

  1. Boa tarde Teresa. Andei a cuscar o seu blog, já que no domingo comprei o Seu livro. Contudo e porque há critérios a ter em conta, para desenvolver o projecto-jardim pessoal, da casa onde moro, porque isto parecia um matagal. O meu pai tem andado a limpar e como tenho 3 crianças pequenas, gostava de alterar o espaço, para elas brincarem. Infelizmente e por situações pessoais que atravesso, assim como situação financeira instável, não posso dispôr de muito dinheiro para recuperar a zona de lazer.
    Contudo, gostava de lhe perguntar se me podia dar umas dicas e ideias, caso eu lhe envie uma foto do espaço. Lamento não poder concorrer ao programa "querido mudei a casa", porque seria a zona a mudar cá em casa, acredite.
    Há bicharada indesejada, mt lixo e muito por fazer. Mas vale a pena acreditar e tentar visualizar o espaço doutra forma, totalmente recuperado. É um sonho!
    A propósito do Seu livro e blog, bem haja pela transmissão de conhecimentos e divulgação de seres vivos fantástiocs, que são as plantas:) Os meus PARABÉNS:)
    O meu mail é sacrisdias@hotmail.com, caso pretenda contactar-me, de acordo com a Sua disponibilidade. Muito obrigada.
    SandraDias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra, muito obrigado pela sua mensagem, fiquei comovida ! fico sempre muito contente que achem o meu livro e blogue útil. Pode mandar as fotografias que tentarei ajudar, depois com o meu livro faz o resto !
      o meu mail mais direto é tchambel@planoauxiliar.pt, um beijinho e boa sorte para o seu projeto

      Eliminar
  2. Olá Sandra, muito obrigado pela sua mensagem, fiquei comovida ! fico sempre muito contente que achem o meu livro e blogue útil. Pode mandar as fotografias que tentarei ajudar, depois com o meu livro faz o resto !
    o meu mail mais direto é tchambel@planoauxiliar.pt, um beijinho e boa sorte para o seu projeto

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa! Desde já muitos parabéns pelas suas iniciativas, projectos e trabalhos. São uma autêntica fonte de inspiração, e como não poderia deixar de ser, foi no seu blog que me inspirei e retirei uma excelente ideia para as minhas trepadeiras, o meu jasmim, a clematite e a outra que não sei o nome vão-lhe agradecer imenso e eu também claro! É um projecto que ainda vai levar um tempo para ser concretizado, mas já está decidido como vai ficar!
    Beijinhos e obrigada pelas suas excelentes partilhas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pala sua mensagem tão simpática, fico muito feliz por saber que o meu blogue lhe foi útil, qualquer dúvida, diga ! bjs

      Eliminar
  4. Oi flor!

    Muito lindo o seu blog!!!! Amei!!!!

    Beijos!!!


    Selma

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!

    Gosto muito dos jarrões "estilo inglês" que se vêem em jardins mais clássicos. Gostaria de saber onde seria possível adquiri-los.

    Muito Obrigada!

    susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana, infelizmente em Portugal há pouca variedade de vasos e jarrões, onde vive para eu ver se a consigo ajudar ? bjs

      Eliminar
  6. Olá Teresa gosto muito do seu blog, ideias bem giras, assim que puder vou comprar o livro, pena eu não ter disponibilidade financeira para poder recompor o meu jardim (com a sua presença) que apesar de eu julgar que até está bonito, mas depois de ver algumas das suas ideias, não chega nem aos calcanhares. Mas na cidade da Guarda também estamos muito limitados no que diz respeita às plantas, por causa do frio, enfim vou sonhando, beijinhos e muitos parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anita, muito obrigado pela visita ! fico contente que compre o meu livro e vai concerteza ajudá-la (espero) acho que está com desconto na Worten e na Bertrand online. Qualquer duvida diga, mas ai na Guarda tem a vantagem de poder ter muitas camélias, rododendros, azaleas, peonias ! que eu não consigo.. bjs e até breve

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Olá! Só hoje descobri o seu blog.Mas ainda vou muito a tempo de o conhecer melhor. De facto já estive com o seu livro na mão e tentada a comprá-lo, mas ando numa fase em que só compro plantas, omde quer que vá... O Inverno foi duro, muito cinzento e então preciso de cor, de luz, de boas energias e as plantas especialmente as de flor dão-nos isso tudo...
    Não tenho jardim mas tenho um grande terraço e passo lá alguns bons momentos... Também não tenho facebook, gosto do meu canto e exposição excessiva não me seduz. Mas vou seguir o seu blog com muito prazer, pois a mim fascinou-me pela variedade de especies e de conselhos. Felicidades e um bom feriado.Paula Cortez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, ainda bem que gostou do blogue e será sempre bem vinda, o meu livro ( eu sou suspeita) é uma excelente ajuda para quem quer saber mais sobre como cuidar do seu jardim, mas aqui no blogue tento ajudar com publicações de temas que considero importantes. Não sei onde vive mas no mês de Maio vou dar workshops gratuitos em Lisboa e Santarém e talvez lhe interesse, veja aqui no blogue que vou colocando informação, posso adiantar que dia 11 de Maio é em Lisboa, dia 31 de Maio em Santarém. um beijinho e volte sempre

      Eliminar
    2. Bom dia! Pois workshop?! Estou um pouco longe, em S.joão da Madeira, tenho pena. Contento-me a visitar também os hortos por aqui perto: Miramar, Ovar, Feira... Já não é mau. Aqui, o que dá mais flor,só mesmo os sapatos!...Mas vou estando atenta ao seu blog e vou comprar o livro claro!... Beijinhos
      Paula Cortez

      Eliminar
  9. Olá!!!
    Gostaria de registrar quão maravilhoso é o seu blog. Estou tentando comprar seu livro mas estou com problemas técnicos, tão logo resolva farei a compra.
    É uma pena não residir no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro.

    Uma dúvida existe a possibilidade de algum tipo de consultoria virtual? Neste caso, te encaminharia fotos, medidas e minhas intenções a fim de vc elaborar um mini projeto (pois o espaço é pequeno). Pense nessa possibilidade ficarei muito feliz se conseguir.
    Parabéns!!!

    Silvia Cordeiro
    silvia1cordeiro@yahoo.com.br

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve