domingo, 16 de outubro de 2016

Plantas que ajudam a purificar o ar em sua casa !



Queridos amigos,
Este é um tema muito interessante, do que falei na Jardins de outubro e na minha primeira rubrica na RTP, aqui fica com mais informação e imagens inspiradoras. 

Torne o ar da sua casa mais puro de forma natural !
As plantas têm a grande vantagem de produzir oxigénio e segundo vários estudos têm a capacidade de absorver algumas toxinas do ar (como amónia, benzeno, clorofórmio, etc), toxinas essas que existem em todas as casas provenientes dos produtos de limpeza, que são libertadas pelo material elétrico e eletrónico que temos em casa e pelos materiais sintéticos de que são fabricadas algumas peças de mobiliário e decoração (plásticos, tapetes, sofás).

Estas são algumas plantas que são especialmente eficazes para este fim:
O lírio-do- paz (Spathiphillum sp) é conhecido por reduzir as toxinas que são prejudiciais à saúde como o formaldeído, benzeno, etc.


 A areca (Dypsis lutescens), uma espécie de palmeira muito utilizada no interior, também funciona como humidificador do ar ajudando a remover as toxinas como o xileno e o formaldeído. Esta é uma das minhas plantas favoritas para o interior e gosto dela em salas, escritórios, zonas de entrada ou de passagem.

A espada-de- S. Jorge ( Sanseviera frifasciata), esta planta é um clássico das plantas de interior e também de exterior, é uma planta muito resistente e excelente para quem quer ter pouco trabalho de manutenção, tolerante à falta de água, não precisa de sol direto para se desenvolver nem de muitas horas de luz. Absorve do ar toxinas como formaldeído, é uma excelente planta para ter em zonas como as casas de banho, entradas, etc.



Os crisântemos (Chrysantemum morifolium ), os crisântemos são excelentes para colocar nas suas salas, são verdadeiros arranjos de flores, tenha em atenção que precisam de algumas horas de sol direto para florirem, têm a capacidade de absorver o benzeno.

O clorófito (Clorophytum comosum ), um clássico das plantas de interior e de exterior, muito resistente e interessante pela coloração branca e verde das suas folhas, tem uma floração branca. Absorve o monóxido de carbono pelo que é útil em salas com lareiras, absorve ainda o formaldeído e o xileno.



O Ficus ou figueira,  (Ficus benjamina), esta é uma das “rainhas” das plantas de interior, é muito resistente, bonita, fácil de cuidar e tem uma grande longevidade. Precisa de luz mas sobrevive sem sol direto, deve  ser regada regularmente e pulverizada nos dias mais quentes de verão, ou quando as divisões são aquecidas no inverno. É muito eficaz na remoção de formaldeído, benzeno e triclorometileno.

O Aloé (Aloe vera, é uma planta suculenta muito resistente e muito útil pois tem muitas propriedades medicinais, o gel que existe no interior das folhas é excelente para acalmar queimaduras e escaldões. É uma boa opção para salas com muito sol, absorve formaldeído e benzeno.

A azalea ( Azalea sp), é uma planta que gosta de sombra logo é excelente para zonas que não têm sol direto. Tem uma floração exuberante no inicio da primavera, gosta de terra ácida e de ser regada regularmente. É uma planta eficaz na absorção de formaldeído.


O Imbé (Philodendron oxycandium), planta que pode ser usada como trepadeira, muito vulgar como planta de interior e muito utilizada nos jardins verticais, excelente na absorção de formaldeído, xileno e benzeno.


A dracaena, (Dracaena marginata), mais uma das minha plantas favoritas para utilizar no interior, há várias dracaenas quase todas se dão bem no interior. Excelente para utilizar na sala (em conjuntos de duas ou três faz um efeito muito exótico, fresco e tropical). Precisa de poucos cuidados de manutenção, pouca rega e não necessita de podas. Gosta de bastante luz mas pode ser indireta. Absorve o formaldeído e o benzeno.



A hera ( Hedera helix), é uma excelente planta na absorção de formaldeído . Tem de dar alguma atenção às regas e deve fazer algumas pulverizações nos dias mais quentes e no inverno se a hera estiver em ambientes muito aquecidos.


A planta jibóia (  Scindapsus aures), limpa as impurezas do ar em geral.






No site do Alegro também falei sobre este tema

Já têm algumas destas plantas em casa ??
Bom domingo !
Obrigado pela visita
Teresa

2 comentários:

  1. Me gustó mucho el artículo! Yo tengo drácenas en mi casa, y no sabía que hacían todo esto :) Muchas gracias por compartir la info!!!

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve