quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Colóquio de Horticultura Social e Terapêutica dias 20 e 21 de outubro




 1º COLÓQUIO NACIONAL DE HORTICULTURA SOCIAL E TERAPÊUTICA 


A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) está a organizar o ‘I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica’, que decorrerá nos dias 20 e 21 de outubro 2016, no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, em parceria com a CERCICA e a Câmara Municipal de Cascais. A este evento foi concedido o Alto Patrocínio de S. Ex.ª o Presidente da República, que representa um contributo para a concretização de ideias que tenham por base o futuro de Portugal. 
A Horticultura Social e Terapêutica (HST) enquadra-se no âmbito da Agricultura Social e inclui programas de horticultura urbana, de educação ambiental e de apoio a pessoas idosas, com deficiência ou dependência, em instituições de saúde, de reabilitação psicossocial e de inclusão social. Estes programas são promovidos por instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior e outras, e têm por objetivo contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas, nomeadamente da sua saúde física, mental e emocional. Oferece, ainda, oportunidades para a socialização, participação ativa e exercício físico, estímulo dos sentidos, da concentração e da criatividade. 

Este Colóquio envolve técnicos, investigadores, movimentos sociais, empresas, pessoas e comunidades, e permitirá uma partilha de experiências e de processos inovadores, que procuram responder aos atuais desafios sociais, ambientais e económicos em Portugal. 
Os temas do colóquio incluem: a avaliação dos benefícios sociais e terapêuticos; os fatores de sucesso e de insucesso das instituições/projetos de HST; a economia e empreendedorismo social e o seu financiamento. Estará ainda em foco o trabalho que se tem vindo a desenvolver na Europa, nomeadamente, através de oradores de referência do Reino Unido, Itália, Holanda e Espanha. 

O colóquio será também uma oportunidade de formação através de visitas participativas à CERCICA ou às diferentes tipologias das Hortas de Cascais ou, ainda, através da participação em workshops nas áreas de marketing e de empreendedorismo social. 
Para mais informação e inscrições consultar a página do evento em: http://www.aphorticultura.pt/icnhst.html 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve