terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Já plantou os seus bolbos ??


Queridos amigos,
Peço desculpa pela ausência mas entre Natal, novo ano e o fecho da minha primeira revista Jardins, o tempo não tem sido muito !
Este ano atrasei-me a plantar os meus bolbos, em outubro esteve muito calor e em novembro resolvi plantar uns bolbos que a minha filha Matilde me trouxe da Holanda e tive um desgosto pois estavam todos secos e podres..Agora recebi uns bolbos do Mestre Jardineiro que muito agradeço e comprei uns de jacintos ( que já deveriam estar plantados..)
Mesmo assim este fim de semana resolvi plantar algumas frésias e jacintos, guardei as anemonas, liatris e gladiolos para mais tarde pois as suas florações são quase no verão.
Já plantaram os vosso ?
deixo-vos aqui um link com um excelente artigo sobre bolbos e plantação dos mesmos

http://www.bellasavvy.net/archives/26164

Em breve faço a publicação com a minha plantação de bolbos ( que este ano foi sú um vaso grande), mas entretanto aqui ficam algumas dicas e imagens para quem ainda não plantou os seus, em de ir já a correr faze-lo

No jardim
Prepare o terreno e se vai plantar muitos bolbos, arranje um plantador pois vai ser muito útil para fazer os buracos para os bolbos.


Depois é só escolher o que plantar !


As opções são muitas...escolha os que mais gostar..mas plante muitos, de várias espécies diferentes e com florações distintas no tempo
Para vos ajudar fica aqui um esquema do blogue de que falei em cima , dêm um desconto de quase um mês se estiverem mais no centro e sul do pais., pois os meus crocus e os jacintos o ano passado floriram  em Fevereiro ( plantados em novembro)


Ranunculus ?

Crocosmias ?

Muscaris ?
Narcisos ?

Allium ?

Para quem como eu só tem vasos, também há muitas opções e é ainda mais fácil, basta preparar os vasos com uma boa drenagem e bom substrato ( para plantas com flor) e plantar muitos bolbos juntos não enterre demais nem deixe de fora!

 Até pode plantar em velhas panelas..
 Jacintos e tulipas..
 Narcisos e tulipas

 Tulipas, jacintos, muscaris e crocus ! a festa dos bolbos !

 Muscaris brancos
 Jacintos azuis
 Crocus roxos
 Frésias de todas as cores..

Descobri isto no Pinterest, nunca experimentei mas parece simples e adoro o efeito ! já experimentaram ?
Percebi agora que é a primeira publicação que faço este ano
Bom ano de 2015 para todos e um feliz dia de Reis

Obrigado pela visita
Voltem sempre

Imagens via: Pinterest

12 comentários:

  1. Também a minha filha me trouxe bolbos da Holanda este ano e só os plantei no domingo. Tinham bom aspecto, vamos ver. Há alguns anos coloquei bolbos num vaso com pedras e bolbos de jacintos. Adorei o sistema e o efeito final. Bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Helena, espero que tenha excelentes florações ! bjs

      Eliminar
  2. Olá Teresa!!!!
    Já estava com saudades das suas publicações,gosto muito de lêr e vou
    aprendendo muitas coisas com você.
    já sigo o seu blog a alguns anos....Fiquei muito contente em saber que você
    é agora diretora de uma das revistas que mas gosto sobre jardins!!!

    Bom Ano Novo e sucesso no seu novo trabalho!!!

    Beijinhos....

    Glória Vidonho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Glória, não tenho tido muito tempo, mas agora vou recomeçar com as publicações ! espero que goste da "nova " Jardins ! bjs

      Eliminar
  3. Olá Teresa! Já plantei muitos bolbos, sim! Mas depois de ver esta publicação, acho que ainda vou plantar mais alguns...A seu tempo, quando florirem, mostro! Beijinho, Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida manuela, fico à espera para ver os seus resultados ! bjs

      Eliminar
  4. Cara Teresa,
    Confesso que ainda não plantei o meus bolbos...
    Votos de um Feliz Ano Novo!
    Um Beijinho
    :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa!
    Neste últimos dois meses aventurei-me um pouco e plantei pela primeira vez Anemonas (blanda e coronaria), Allium (3 espécies diferentes, alguns coloridos) Muscari e Crocus.
    Para além destes, não resisto e tenho comprado mais algumas Tulipas, Narcisos, Iris, Jacintos, Palmas de Santa Rita, Fresias e Amaryllis. Recentemente encontrei finalmente alguns bolbos de Ornithogalum dubium amarelo (conhecidos na minha zona por "rabos de porco", também conhecidos por "lágrimas de mãe", "mimos de mãe", etc.).
    Plantei Crocus amarelos muito juntos num vaso. Já estão germinados e estou muito ansiosa por os ver a florir! :-)
    Bom Ano Novo a todos :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Olinda, que maravilha, tantos e variados bolbos, vai ficar tudo lindo ! bjs

      Eliminar
  6. Parabéns pelo seu blog. Este ano também tive dúvidas acerca da melhor altura para plantar os meus bolbos. Acabei por planta—los em Novembro e já estão a brotar belas flores. Sempre que olho para as flores parece que cresceram um pouco mais. :)

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve