domingo, 25 de maio de 2014

Maravilhas ou calendulas uma das flores da minha infância..

Queridos amigos,
Como sabem comecei a jardinar cedo com a minha avó que adorava plantar, semear, ter sempre o jardim cheio de flores e aromas. As maravilhas cor-de laranja (calendulas) eram uma presença obrigatória todas as primaveras,  uma das minhas recordações de infância é
semeá-las e esperar que nascessem. Percebi mais tarde que estas flores são uma presença imprescindivel junto das horticolas pois ajudam no combate às pragas,  para além disso as pétalas são comestiveis e dão um colorido lindo às saladas. Não as semeava desde a infância,  este ano dediquei -lhesum potemole e um andar do Minigarden  agora é aguardar que nasçam e dêm muita flor !
Aqui ficam algumas imagens para se inspirarem,  são flores com um ar muito campestre mas que ficam bem em qualquer ambiente, desde um jardim rural, urbano, terraço, varanda ou floreira de janela.

 Adoro vê-las em bordaduras, as amarelas misturadas com as cor-de-laranja


 Quem lhes resiste ?

 Tão campestre
Ficam lindas em jarras




 Pétalas secas ou frescas

Nome vulgar: Calêndulas, maravilhas
Nome científico: Calendula officinalis
Ciclo de vida: Herbácea anual
Utilização: Flor comestível, muito utilizada em saladas e molhos e também em cosmética para sabonetes, cremes, etc.
Altura: 0.3- 0.4m
Época e cor da Floração: Primavera, verão, outono, amarela, cor-de-laranja
Época de plantação/sementeira: Plantar na primavera ou verão- semear no final do inverno em caixas ou tabuleiros e depois transplantar quando tiverem a altura de um polegar.
Local de cultivo aconselhado: Varandas, terraços ou janelas voltados a nascente ou a poente ou a sul, dentro de casa desde que tenha sol direto
Regas: Regas regulares sem encharcar, aguenta alguma secura.
Substrato e fertilização: Substrato bem drenado de preferência fertilizado, se o substrato for pobre ou estiver a plantar num vaso existente deve adicionar húmus.
Tipo de vaso ou floreira: Qualquer floreira a partir de 12 cm de diâmetro ou largura dá.
Sugestões de plantação
Pode plantar em floreiras sozinhas, ou numa floreira em que tenha uma base de plantas perenes verdes (como a hera ou o ficus). Excelente para plantar à volta do pimento, beringela, tomate, etc
Já semearam maravilhas/calendulas ?
Espero que tenham gostado ,
obrigado pela visita e tenham um excelente domingo
Um abraço
Teresa

NÃO SE ESQUEÇAM QUE PARA  SE CANDIDATAREM A GANHAR UMA ASSINATURA ANUAL DA REVISTA JARDINS É

Imagens : Pinterest e TC

2 comentários:

  1. Boa tarde, Teresa.

    Penso que sou a mais recente membro do seu blog:)) Já o sigo há bastante tempo e é sem dúvida a minha maior ajuda nos projetos que vou realizando . Resolvi, então, registar-me e escrever-lhe para lhe pedir, por favor, alguns conselhos. Decidi arranjar um cantinho no meu jardim, para fazer uma hortinha. Depois do sucesso com as minhas alfaces em floreiras, aventurei-me com a mini-horta no jardim:)) Retirei a relva num espaço de mais ou menos 4 m2, acrescentei substrato, plantei alfaces e os tomateiros e curgetes que própria já tinha semeado. Já passaram umas 3 semanas, contudo noto que os tomateiros pouco ou nada cresceram.Tenho quase a certeza que se deve à qualidade do substrato uma vez que tenho outros tomateiros numa floreira com um substrato diferente (o siro para hortícolas) e esses já cresceram bem mais (até já lhes coloquei um tutor). Preciso, então, da sua ajuda para saber se posso fazer alguma coisa ou se tenho simplesmente de dar só tempo ao tempo. Acha que preciso adubar? E como o posso fazer?
    Tomei o cuidado de escolher um local onde a hortinha tem bastantes horas de sol (mais de 6 horas), rego sempre de manhã, e nos dias mais quentes, também ao inicio da noite. Fiz três filas colocando primeiro os tomateiros, perto do muro, de seguida a fila de alfaces e depois a fila de curgetes, num cantinho coloquei uma arruda e três tagetes.
    Tento fazer o melhor que posso, mas a minha inexperiência limita-me:(

    Muito obrigada por todos os seus conselhos e apoio.

    Bjinhos. Daniela.

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa,
    Calendulas? Gosto. Tenho no meu terraço mas não fixei o nome. Temho mesmo que etiquetar as minhas plantas pois, facilmente as confundo.Pensei que pelo Inverno rigoroso morressem mas não, já estão todas ai...a florir!
    Tenho semeado algumas espécies que já estão a crescer ainda que sem flor e aguardo por outras que ainda não deram sinal de vida. Tenho plantado em vasos maiores roseiras que vinham em botão e estão a abrir lindas!Também algumas camélias e azálias já mais antigas passei para vasos grandes e estão muito verdes e fortes.
    As minhas horticulas? Pois essas não resistem, O meu terraço tem um muro muito alto e apanha sol toda a tarde, fica demasiado abafado, qdo não há vento e atinge temperaturas muito altas, mesmo a sombra debaixo de um toldo, dificilmente aguentam muito tempo...
    Mas mal possa vou tentar semear de novo...
    Beijinhos e obrigada pelas ideias giras que nos apresenta.

    Paula Cortez
    Só me falta

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve