quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Vale a pena plantar bolbos...

Queridos amigos,
Este ano como sabem plantei muitos bolbos de tulipas, ranunculus, frésias, narcisos, jacintos e crocos que cheiram tão bem ( o único problema cá em casa é que os meus gatos gostam muito de os comer, por isso este ano plantei-os em floreiras herbpack e potemole penduradas..
Todos os dias vou espreitar ao terraço ( ainda estou sem máquina fotográfica para vos mostrar..) e para além dos jacintos que estão quase a abrir, hoje vi que os crocus também estão quase a começar a florir !
Não sei de que cor vão ser ( pois tinha muitos bolbos misturados) estou com muita curiosidade, mas gosto deles de todas as cores !
Aqui vos deixo algumas imagens..
















Para quem quer saber mais:
Crocus sp
Família:Iridaceae
Origem: Região mediterrânica
Nome vulgar: crocos
Ciclo de vida:  herbácea bolbosa
Propagação:  divisão de cormos que se formam em volta do cormo principal.
Época de plantação: Outono
Época de Floração: Inverno –Primavera- Verão
Cor da floração: Branca, azul, cor de rosa, roxa, amarela, riscas, etc
Altura: 0.15-0.20 m
Distância de plantação mínima: 10 cm
Condições de cultivo: Sol, meia sombra com luz. Gosta de temperaturas frescas. Solos arenosos, pobres e com boa drenagem.
Utilização: Relvados, bordaduras, vasos, floreiras, interior. O açafrão especiaria provém de uma espécie de crocos (Crocus sativus ).

Manutenção:Rega moderada. Adubar o solo antes de plantar. Retirar do solo após a floração  guardar em turfa seca num local fresco e seco.

Gostaram ? este ano plantaram muitos bolbos ? já estão a nascer ?
Obrigado pela visita
Voltem sempre
Teresa

Imagens via: Pinterest

6 comentários:

  1. Lindos e fragrantes! Uma benção da Natureza!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Oi Teresa!
    Também gosto de plantar bulbos e o que mais me fascina são as frésias, que por aqui chamamos de junquilhos também...amo seu perfume e aqui planto em abril, para florescerem em agosto...beijos e até mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Claudia, também amo frésias e também as plantei mas estão mais atrasadas. As estações por aqui são ao contrário ! bjs

      Eliminar
  3. Olá Teresa!
    Tenho igualmente uma paixão por bolbos, mas os crocus são dos mais bonitos. Não sei se é pelo fato de serem baixinhos, acho que fazem um arranjo floral delicadissimo nos canteiros.- Este ano já tenho dois a espreitar no meu jardim. Estou ansiosa que surjam todos na terra, pois tenho uns visitantes nada simpáticos no meu jardim ( toupeiras) que costumam devastar os meus bolbos todos...já tentei tudo para as afugentar, mas voltam sempre.
    Estou desejando que os crocus (e todos os outros bolbos) floresçam para ver as suas cores, pois no ano passado comprei uma embalagem grande onde tinham várias cores( brancos, amarelos, roxos, branco e roxo) LINDOS!!! Gosto de todas as cores, não consigo escolher uma de eleição.
    Para além dos crocus tenho junquilhos lindos em flor há algumas semanas, e desde que floriram penso em si, porque sei que são dos seus bolbos preferidos.
    Um beijinho para si Teresa e obrigada pelo tópico. AMEI as imagens que nos deixou! ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Anne, as toupeiras e os bolbos são uma grande chatice..pode tentar plantar com os vasos (faz só uns furos por baixo) e coloca-os na terra, eles desenvolvem-se na mesma mas evita que as toupeiras os comam. Também estou cheia de curiosidade por ver as cores dos meus pois deram-me sacos de bolbos várias, por isso vai ser uma grande surpresa. Obrigado pela sua visita sempre tão simpática

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve