segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Margaridas inglesas...indispensáveis no outono no seu jardim ou terraço !

Queridos amigos,
Tinha pensado fazer uma série de plantações e sementeiras este fim de semana para vos mostrar os passo-a-passo, mas fui presenteada com uma enorme constipação ( com direito a tosse, dores de garganta, nariz entupido e febre..) e ontem nem pus o nariz no terraço.
Por isso essas plantações e sementeiras ficam para a semana e hoje deixo-vos uma das minhas flores favoritas para o outono. adoro a cor e a forma delicada, é mesmo uma "flor de menina"
São as belis ou margaridas-inglesas,  por lá dão-se na primavera mas por cá não aguentam o calor e são uma excelente opção de outono inverno, no jardim, nos vasos e em floreira , nunca nos deixam ficar mal !

 São lindas..com o seu ar de flor campestre


 Campos de margaridas
 bordaduras
 Em vaso ou em floreira

 Sózinhas ou acompanhadas

 Na varanda ou no jardim..
 Cor-de-rosa pálido ou forte

 Quem lhes resiste ??

Para quem quer saber mais:

Bellis perennis
Família:Asteraceae
Origem: Europa e Região Mediterrânica
Nome vulgar: bonina ou margarida-inglesa
Ciclo de vida: Perene mas tratada como anual
Propagação: Por divisão de planta ou por semente
Época de plantação: Qualquer altura do ano
Época de Floração: Outono , Inverno e inicio da Primavera
Cor de floração: branca, amarela, cor-de-rosa
Altura: até 0.15 m
Distância de plantação mínima: 0.20 m
Condições de cultivo: Meia sombra ou sol, solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado. Utilização: Vasos, floreiras, canteiros, bordaduras, etc.
Manutenção: Necessita de regas regulares. Apesar de ser uma planta perene é muitas vezes utilizada como anual (Inverno-Primavera-Verão) pois ao fim de algum tempo começa a perder a beleza.

Espero que tenham gostado
Obrigado pela visita e até breve
Teresa

Imagens via : Pinterest

11 comentários:

  1. Acho lindas estas florsinhas , não sabia o nome ,
    agora já sei , muito lindas.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa,
    Tenho uma que comprei na Primavera passada, as suas flores secaram no Verão, entretanto dei uma pequena poda por todo e recolhi-a na minha salvadora marquise e... já está a florir!...Adoro esta sensação de ver uma planta que parecia ter morrido ressuscitar!...
    Bom dia para si.

    Paula Cortez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, elas aguentam atà à primavera mas em Portugal não aguentam o calor do verão ( em Inglaterra estão o verão todo em flor) mas como são vivazes agora arrebitam outra vez ! bjs

      Eliminar
  3. São lindissimas estas flores, desconhecia totalmente.
    São adoráveis e muito femininas <3
    Obrigada pela partilha Teresa
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Olá bom dia e obrigada por este lindo post, gostaria de saber se é fácil encontrar as sementes em lojas da especialidade? e são comercializadas com este nome?
    Tenho ainda outra questão, gostava de colocar flores na entrada da minha casa, uma vivenda mas com uma pequena varanda com pouca luz e algo ventosa, agora no natal estava a pensar colocar poinsetias mas já li que não é o ambiente mais favorável para elas? quais é que me aconselha, não me importo de ter alguns vasos com espécies diferentes e ir rodando-os de acordo com as suas épocas de floração ou que se encontrem mais verdes e vivaças, só não quero ver as plantas a esmorecerem por estarem no ambiente adverso. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, o nome das margaridas-inglesas é Bellis perene e normalmente são comercializadas com esse nome. Numa zona com vento e sombria não colque as estrelas-de-natal pois elas gostam de sol e algum calor. O ideal é conservá-las em casa até à primavera e só as plantar no exterior nessa época. É melhor optar por plantas como o azevinho, cotoneaster, jarros, fatsias, azaleas, piracanta, pitosporum, alegrias-do-lar. bjs e até breve

      Eliminar
  5. Ol'a!!
    Quando as flores morrem das "margaridas comuns" (branca e amarela), posso cortar os caules? Estao num vaso pequeno...

    Muito obrigada e abs,
    Carolina

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve